Ações de vida

A busca pela harmonia entre o meio ambiente, a comunidade e nossos clientes e o que nos move constantemente e faz com que a Santanense exerca um conceito mais amplo de sustentabilidade.

pt_BR

BCI - Sustentabilidade sócio, econômico e ambiental é nosso dever

Utilizamos algodão BCI (Better Cotton Initiative) e por participar deste programa, a Santanense contribui com a promoção do desenvolvimento sustentável da cadeia de fornecimento de algodão.

OEKO-TEX® - O consumidor final é nossa preocupação maior

A certificação OEKO-TEX® atesta que nossos tecidos são submetidos a rigorosas análises químicas em laboratórios especializados do exterior para garantir que não possuem
substâncias nocivas à saúde dos usuários.

ISO 14001 - Proteger a natureza é parte de nosso dia a dia

A Santanense possui um sistema de gestão ambiental certificado desde 2001, sendo a primeira indústria têxtil do estado de Minas Gerais a obter essa certificação. Nosso plano de investimento em ações de proteção ao meio ambiente é auditado anualmente por um órgão certificador independente.

ISO 9001 - Qualidade e melhorias contínuas são nossa meta

Nosso sistema de gestão da qualidade é certificado desde 1996. Ao longo dos anos a Santanense vem melhorando continuamente seus processos, visando atender aos requisitos de seus clientes.

ZDHC - Maior e melhor controle de substâncias químicas

Participamos do programa ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals), no qual a Santanense se compromete a eliminar de seus processos produtivos substâncias químicas de uso restrito. Este comprometimento é auditado periodicamente por grandes marcas do mercado de confecção.

Água - Preservação e valorização dos recursos hídricos

REUSO DE ÁGUA – Cerca de 20% da água consumida no processo industrial da Santanense é proveniente de reuso. CONSUMO DE ÁGUA – Nos últimos 5 anos a Santanense reduziu o consumo de água por kg de tecido produzido em torno de 30%.

Economia circular - Up Cycling

Faz parte de nossa visão dar um melhor propósito para retalhos descartados, transformando-os em novos fios que são utilizados no desenvolvimento de novos artigos.
O uso do fio de algodão desfibrado amplia nossas ações voltadas para a sustentabilidade e preservação da natureza. 

Linha ecopoli - Matéria-prima reciclada

A Santanense possui em seu portfólio uma linha de artigos denominada Ecopoli que é produzida com fibras recicladas.
Os tecidos são compostos de fibras PET (Poli Teraftalato de Etileno) originadas de garrafas PET.
Com 4 garrafas PET é possível produzir cerca de 10 metros de tecidos desta linha. 

Tratamento de efluentes - Preocupação com nossas comunidades

100% do efluente (esgoto sanitário e industrial) gerado pela Santanense é tratado em estações próprias e a qualidade do efluente a ser devolvido no corpo hídrico é constantemente monitorada.

Emissões atmosféricas - O ar que respiramos

O efluente atmosférico gerado pela Santanense é tratado por meio de um sistema de lavagem de gases.
Além disso, a empresa realiza periodicamente o monitoramento dos padrões de lançamento das fontes de emissão atmosférica.

Geração de energia elétrica própria - Fontes sustentáveis

Grande parte da energia elétrica consumida pela Santanense é proveniente de quatro usinas hidrelétricas próprias, que se constituem fontes sustentáveis de geração de energia.

Resíduos sólidos - Coleta seletiva

Os resíduos gerados na Santanense são separados seguindo os critérios de coleta seletiva.
Cerca de 90% de todos os resíduos gerados na empresa possui direcionamento para reaproveitamento ou reciclagem. 

Aplicação de biossólidos - Valorização dos recursos naturais

A Santanense é autossustentável no consumo de lenha, possuindo uma área para plantio e reflorestamento.
O lodo gerado em sua ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) é aplicado em áreas licenciadas para Land Application, conforme projeto de aplicação de biossólidos em áreas agrícolas. 

Uma empresa é feita por pessoas

A Santanense realiza frequentemente eventos junto à comunidade de sua área de influência, contribuindo no processo de conscientização ambiental e integração da comunidade com a empresa. Estas são algumas de nossas ações: – Implantação de coleta seletiva em escolas e logradouros públicos. – Oficinas de reciclagem de resíduos têxteis. – Palestras com temas relacionados ao meio ambiente. – Programa de visitação da comunidade na empresa para apresentação dos controles ambientais implementados e diálogo orientado à sustentabilidade.